Picture
Atravessar uma fase de mudanças tecnológicas ou de transformação do negócio envolve a superação de grandes desafios. Reter talentos é um deles. Ante a escassez de trabalhadores qualificados, reter talentos passa a ser um fator crítico.  
Pesquisas e tendências apontam que nos próximos anos a economia brasileira deve manter um acelerado ritmo de crescimento. O número de pessoas empregadas e a massa salarial também devem crescer. Em consequência, haverá lacunas em diversas áreas, pois as instituições de ensino não conseguem desenvolver profissionais na quantidade e com a qualidade requerida pelos avanços tecnológicos. 

Diante dessa realidade, contar com o talento da mão de obra qualificada tornou-se estratégia de competitividade. Identificar, desenvolver e manter talentos torna-se prioridade para as organizações que buscam a sustentabilidade. 

Identificar talentos é o primeiro desafio dos lideres. O ato de atrair talentos não pode ser uma tarefa mecânica, simplista. Deve ser encarado como um negócio estratégico. Dele vai depender o resultado e o sucesso futuro da empresa. 

O segundo desafio está em desenvolver talentos. Requer criar condições para aprendizagem de novas competências. Com a atividade econômica em acelerada expansão, surgem possibilidades de crescimento em quase todos os segmentos econômicos. O desenvolvimento tecnológico, a infraestrutura e a sede de consumo, geram grandes oportunidades para novos talentos. 

O terceiro e, talvez mais complexo desafio é retê-los na organização. Requer mecanismos internos eficientes que proporcionem visão de oportunidades concretas de ascensão profissional. Profissionais de talento não se acomodam. Sempre buscam novos desafios. Exige processos de gestão que permitam estabelecer metas desafiadoras, porém, claras, objetivas e factíveis. 

A área de gestão de pessoas possui grandes desafios diante do novo cenário da economia brasileira. Para a implementação de um modelo moderno de gestão, visando a produtividade nos resultados e a satisfação dos colaboradores é preciso uma política de diálogo nos relacionamentos e transparência na comunicação. 

Adotar a política de assessment, tornou-se uma ação estratégica para empresas que visam acompanhar as tendências de mercado e desejam obter a sustentabilidade empresarial. 

Identificar, desenvolver e reter talentos é um trabalho de médio a longo prazo que precisa ser feito com responsabilidades para que o dinheiro investido retorne em lucro para empresa e em benefícios para os colaboradores. 

O envolvimento de todos na elaboração de projetos; o desenvolvimento concreto de possibilidades de crescimento profissional, atrelado a competência pessoal; desafios profissionais; ser bem remunerado; são questões fundamentais para lograr sucesso na gestão de pessoas. 

A Gestão de Pessoas pode contar com a CoachPRO para enfrentar e vencer este desafio que beneficia a organização e os colaboradores. 

Agende sua visita! 



Leave a Reply.