Imagem
A comunicação interna é o meio de relacionamento entre empresa e colaboradores, mas para ela ser eficaz é necessário que se revele clara e transmita aos clientes internos subsídios que a organização julga imprescindíveis. Ao mesmo tempo, também é importante que tenha a capacidade de repercutir diretamente em seu trabalho, como é o caso dos comunicados que indicam mudanças operacionais, resultados da empresa, eventos culturais, treinamentos e até mesmo um espaço para os próprios colaboradores publicarem outras informações de seu interesse. 

Nas organizações, é comum que a área de Recursos Humanos esteja à frente do processo de comunicação, contudo todos os departamentos devem estar envolvidos, já que as informações compartilhadas são de interesse da empresa, não de um setor específico. 

A comunicação interna das empresas geralmente apresenta problemas. Na maioria das vezes é deficitária justamente por não haver nenhuma pessoa ou área que assuma a responsabilidade de transmitir as informações de forma transparente a fim de evitar ruídos não desejados nas mensagens.

Por isso, é importante estipular processos e responsabilizar todas as áreas da empresa pela comunicação interna. Dar a oportunidade para que todos os colaboradores possam receber e transmitir informações gera o clima democrático e participativo, requisitos vitais para o desenvolvimento e sobrevivência das companhias.

O ambiente organizacional onde se desenvolve a comunicação clara e aberta estimula as pessoas a participarem ativamente dos processos de mudança da empresa e consequentemente a alcançar melhores resultados. 
 


Comments




Leave a Reply