Imagem
Seja um exemplo. Se o time tem a segurança de que você está disposto a fazer aquilo que espera que eles façam, eles darão o melhor de si para te ajudar.

“O líder não apenas transmite a mensagem. O líder É a mensagem.” (Charles Handy, filósofo irlandês, especializado em comportamento organizacional). Quando assumimos uma posição de liderança, é como se passássemos a viver com um holofote constantemente apontado em nossa direção.

Tudo o que fazemos ou deixamos de fazer passa a ser observado com maior atenção, enviando uma mensagem clara sobre o que é importante e relevante. A coerência entre nosso discurso e prática é vital para a sobrevivência dos valores que queremos que pautem o comportamento de nossos colaboradores. Portanto, “façam o que eu digo, mas não o que eu faço” é uma das atitudes mais prejudiciais que podem existir em uma organização!

Liderar pelo exemplo pode ser mais fácil do que imaginamos: acreditar no que se faz, agir com coerência, prestar atenção nas pessoas e tratá-las com respeito, pensar antes de falar ou agir, manter-se firme em suas decisões, apoiar o seu time, arregaçar as mangas e trabalhar com eles na busca de solução para eventuais problemas, sem procurar culpados, são alguns dos comportamentos que vemos nos líderes que inspiram pelo exemplo. Se você se dedica a seu time e, com suas ações, indica a eles o caminho, será muito fácil segui-lo.

Em contrapartida, líderes que não agem de forma coerente e criam padrões distintos de comportamento, fazem com que seja extremamente difícil confiar neles, causando insegurança e confusão na equipe. Uma boa liderança exige força de caráter e um compromisso com “fazer o que é certo, pelas razões corretas.” Se o seu time tem a segurança de que você também está disposto a fazer aquilo que espera que eles façam, eles provavelmente darão o melhor de si para ajudá-lo a alcançar seus objetivos.

Como sabemos, uma das formas mais eficientes de aprendizagem é a observação de “role models”, pessoas que nos inspiram pela forma como se comportam e agem. Como líderes, é muito importante termos consciência de qual é o “modelo” que estamos estabelecendo. Considerando que todos nós gostaríamos de ser líderes inspiradores, devemos nos lembrar que liderar pelo exemplo não é apenas a melhor forma de chegar lá. Também é a única! 
 


Comments




Leave a Reply