Imagem
Em qualquer ambiente de trabalho aprimorar o conhecimento é fundamental

Pesquisa recente de uma empresa global de recrutamento revelou que a maioria dos profissionais acredita que a competitividade no ambiente de trabalho é saudável e ajuda a obter mais sucesso. Para 90,3% dos entrevistados, ser competitivo faz bem ao profissional e às empresas.

O levantamento, que aponta que uma das consequências positivas de um ambiente competitivo é o aumento da produtividade de trabalho, revela a mais pura realidade. Em muitas empresas existe, sim, bastante competição e, dependendo do perfil do profissional isso pode ser extremamente produtivo para os dois lados.

Nessas empresas são comuns metas, desafios e até premiações por produtividade. Se o profissional possui o perfil mais competitivo e ambicioso, ele tenderá a ser bem sucedido em organizações que ofereçam muito trabalho, prazos curtos, metas difíceis e que paguem bem por isso.

Quem é assim, produzirá mais, pois a tensão criativa faz parte de seu dia a dia e ele sente prazer em enfrentar esses desafios. Entretanto, é preciso ter cuidado. Ser ambicioso, determinado e ágil, não dá a ninguém o direito de ser tornar grosseiro ou desrespeitoso, pois isso é falta de educação e não excesso de vontade.

Já quem procura por segurança, aprendizado ou status e não gosta de competir, vai enfrentar muitas dificuldades em ambientes muito competitivos. Daí vem a importância do autoconhecimento para a pessoa certa se posicionar no lugar certo. 

Mas existem atalhos para o sucesso? E a resposta tem sido a seguinte: "Seja em um ambiente competitivo ou tranquilo, o único caminho seguro para alcançar o sucesso é aprimorar seus talentos e trabalhar para conquistar autoridade moral".

Para ter uma carreira bem sucedida, as pessoas deveriam se preocupar em acumular bagagem para ter a reputação de alguém reconhecidamente competente para resolver problemas e trazer soluções. Existem quatro fatores que se somam e se complementam e que podem auxiliar na conquista do reconhecimento em ambiente competitivo. São eles:

1- Conhecimento - Você tem que buscar os melhores conhecimentos técnicos existentes no mercado. Só faça o melhor que couber em seu bolso. A melhor graduação, pós-graduação, escola de idiomas, treinamentos.

2- Prática Deliberada - Aprimore deliberadamente seus pontos fortes, conserte seus pontos limitantes e não perca tempo com seus pontos fracos.

3- Profissionalismo - Além de ser uma pessoa ética, procure atingir a excelência no que faz. Cumpra tudo o que prometer e de preferência entregue um pouco além.

4- Reputação - Conquiste o respeito por suas realizações, não por suas promessas. Credibilidade demora anos (às vezes décadas) para ser construída e minutos para ser perdida. Tome cuidado em preservá-la.

A soma dessas atitudes será correspondente à autoridade adquirida e é ela o maior patrimônio, qualquer que seja sua profissão ou negócio. 



Leave a Reply.