Imagem
Valorize quem está a sua volta, às vezes por capricho deixamos de aprender com grandes mestres.

É interessante vislumbrarmos o que nos cerca. Muitas vezes convivemos com pessoas extraordinárias e não nos damos conta!
As atribulações diárias, a pressa, a ansiedade, a desatenção são grande vilãs. Vivemos numa sociedade onde o diálogo está escasso e superficial. Na grande maioria das vezes conversamos mais através de mensagens eletrônicas do que presencialmente. Esquecemos que o convívio interpessoal é extremamente necessário e, é exatamente esse crescimento de "socializações" virtuais que acaba fazendo com que nos esqueçamos de observar o nosso mundo real. Não é de se espantar que estamos atingindo metas cada vez mais desafiadoras e pagando cada vez mais caro para obter conhecimento, que na maioria das vezes podemos adquirir muito facilmente com pessoas que estão ao nosso lado e que fazem parte das nossas vidas. A troca de informações é uma das formas mais eficazes e saudáveis de obter conhecimento, pois é altamente interativo e dinâmico, com resultados imediatos.



 
 Imagem
Pesquisas revelam que mau atendimento é o grande mal das empresas atuais. O que é requisito básico se torna diferencial competitivo num mercado que não percebe o valor de um bom atendimento. Mas onde está o problema?

Você já ficou indignado quando entrou em uma empresa e não foi bem atendido? É claro que os termos bom e mau atendimento são muito peculiares, pois parte de um julgamento muito pessoal, porém é notório que grande parte dos consumidores brasileiros reclamam por diversos fatores ligados ao mal atendimento de nossas empresas. Como explicar esse fenômeno? Que fenômeno!



 
 Imagem
Por que você trabalha? O que te motiva a trabalhar todos os dias e que tipo de legado você quer deixar?

É fato que a forma como nos relacionamos com o trabalho tem sofrido muitas e significativas mudanças com o passar do tempo. 

Diante desse fato, eu pergunto: qual o seu conceito de trabalho?


 
 Imagem
Vamos lá: Papel e caneta em punhos ou, melhor dizendo, dedos no teclado, afinal, estamos no século XXI e ninguém mais quer saber de escrever e sim ‘teclar’, não é mesmo?


Este é um fato natural, considerando que estamos na era das novas tecnologias, velocidade de informação e conhecimento... porém, para falarmos de informação e conhecimento, antes de qualquer coisa, é preciso deixar claro a diferença entre um e outro. Para isso, vou utilizar-me das palavras de Richard Crawford extraídas de seu livro: Na Era do Capital Humano, em que ele, sabiamente, diz: 


 
 Imagem
Quais os ingredientes necessários para fazer desta uma receita de sucesso?

Em primeiro lugar, o olhar atento de um líder consciente e conhecedor de si próprio...  De si próprio? Não deveria ser do outro?

Pois é, esta é a ideia! Como conhecer bem o outro se não conhecer primeiro a si próprio? Antes de ser capaz de focar na formação de uma equipe, é necessário compreender a sua própria forma de operar.


 
 Imagem
Em qualquer ambiente de trabalho aprimorar o conhecimento é fundamental

Pesquisa recente de uma empresa global de recrutamento revelou que a maioria dos profissionais acredita que a competitividade no ambiente de trabalho é saudável e ajuda a obter mais sucesso. Para 90,3% dos entrevistados, ser competitivo faz bem ao profissional e às empresas.


 
 Imagem
As empresas procuram sempre ter uma visão bem definida, mas é comum existir funcionários satisfeitos e insatisfeitos dentro de uma organização.

As organizações têm investido muito em melhorar sua gestão, implantando metodologias gerenciais como planejamento estratégico, gestão de processos, gestão de projetos, etc. Os resultados têm sido incríveis. Nesses projetos os colaboradores das empresas se envolvem e são recompensados por seu esforço.


 
 Imagem
Fazer do feedback um instrumento para otimizar a produtividade, qualificar metas e identificar quais comportamentos são os mais indicados para determinar cargos, um processo que irá aproximar as expectativas da empresa com as dos colaboradores.


 
 Imagem
Planejar é sempre mais empolgante que executar. Não caia na armadilha do bom planejamento e péssima execução.

De certa forma, a experiência de muitos anos em gestão de negócios em diversas empresas nos impõe o dever de esclarecer algumas falácias. Com o tempo, ficamos parecidos a “caçadores de mito” das empresas, observando fatos que nem sempre são o que parecem para muitos.


 
 Imagem
Todos numa empresa precisam se sentir donos de uma ideia. Vejam boas práticas de incentivo à inovação entre os funcionários.

Inovação é um tema recorrente e de fórmula ‘desconhecida’. Como algumas empresas conseguem criar um DNA de inovação e outras padecem à margem da tentativa? Sem tentar responder a todas as facetas dela, vejam uma luz às boas práticas de incentivo à inovação entre os funcionários.